14 de março de 2011

A vida é o Eco das nossas acções….

Hoje sentada numa pedra a apreciar a montanha, no meio do nada, e ouvindo ao longe o motossera a cortar umas arvores, lembrei de uma conversa que á muito tempo tive com a minha avó.
Eu era uma gorota de seis anos, que tinha ido passar uns dias a casa da minha avó, que vivia numa montanha. Havia poucos vizinhos, mas havia várias crianças mais ou menos da minha idade. Naquele dia eu brincava no terraço sobre o olhar atento da minha avó.
Lembro que naquele dia de verão o silencio era profundo, apenas se ouvia um ou outro passaro e uma brisa suave.
De repente a minha amiga Ana empoleirada em sua janela que ficava a uma certa distancia da minha, chamou-me.
Fiquei espantada porque além de ouvir a voz da minha amiga ouvi outra voz a chamar-me.
Ana não prestou atenção e continuou insistentemente a chamar-me.
Mais assustada fiquei porque ouvia o meu nome por todos os lados.
De imediato me refugiei na minha avó perguntando-lhe o que era aquilo. A minha avó sorrindo, pegou na minha mão e disse:
Avó – não tenhas medo, anda comigo
Eu – onde vamos?
Avó – vamos até aos calços das pereiras
Eu – estão lá as pessoas… é?
Avó – não. Tem calma que já te mostro.
Chegado ao local a minha avó diz:
Avó - diz qualquer coisa em voz alta
Eu – quem está ai? (e ouve-se “quem está ai”)
Eu – aparece (e ouve-se “aparece”)
Eu – está a repetir o que eu digo ele é burro. (e ouve-se “ é burro”)
Avó – (sorrindo) não é nada disso, presta atenção
Avó – eu gosto de ti (ouve-se “eu gosto de ti”); eu te admiro (ouve-se “eu te admiro”); tu és um herói! (ouve-se “ tu és um heroi”)
Eu estava perplexa e minha avó continuou.
Avó - As pessoas chamam isso ECO, mas na verdade isso é a vida. Ela nos dá de volta tudo o que nós dizemos ou fazemos. Nossa vida é simplesmente o reflexo de nossas acções. Se não gostamos do que estamos a receber, só temos que prestar atenção no que estamos a emitir.

Só muitos anos depois, percebi o alcance das palavras da minha avó...
... vida é o eco das nossas acções, não é uma COINCIDÊNCIA mas sim uma CONSEQUÊNCIA de nós.
.

1 comentário:

  1. Adorei cada palavra...estava a precisar de "ti" para beber estas palavras e nem sabia :)

    OBRIGADO

    ResponderEliminar